Fujifilm X-T5: tudo o que sabemos até agora e o que queremos ver

Fujifilm X-T5: tudo o que sabemos até agora e o que queremos ver

O que são câmeras Fuji XT?

Os nomes das câmeras da Fujifilm são bastante confusos para os não iniciados, então aqui está a breve explicação. A série Fujifilm XH, liderada pelo novo X-H2S, é sua linha principal para atiradores híbridos (o nome para aqueles que tiram quantidades iguais de fotos e vídeos).

A série XT, por sua vez, são suas câmeras de médio porte, com o modelo superior atualmente sendo o X-T4. Estes são mais acessíveis que a série XH e um pouco mais voltados para fotógrafos, graças ao seu estilo retrô. Abaixo da X-T4, há a menor X-T30 Mark II (uma das melhores câmeras de viagem do mercado).

E se você gosta do design mais moderno do X-H2S, mas não do seu preço, há também o Fujifilm X-S10. Classificamos isso como uma das melhores câmeras sem espelho para iniciantes e também uma das melhores câmeras de vlog que você pode comprar também.

Já foi um ano incrível para câmeras sem espelho de médio porte, mas uma que muitos fotógrafos ainda estão esperando é a Fujifilm X-T5.

Este ano, a Fujifilm lançou sua câmera híbrida emblemática e rápida, a Fujifilm X-H2S, e quase certamente revelará a Fujifilm X-H2 de alta resolução em seu X-Summit em setembro. Então, onde isso deixa a série XT e, em particular, uma possível Fujifilm X-T5?

De acordo com os últimos rumores, a emocionante câmera está a caminho. Mas exatamente quando ele vai pousar ainda não está claro. Provavelmente virá depois da Fujifilm X-H2, que a Fujifilm disse ser seu próximo lançamento, mas ainda não está claro se podemos esperar ver a câmera este ano ou no próximo.

Para os muitos fotógrafos que não conseguem justificar uma câmera full-frame principal ou uma X-H2S, a Fujifilm X-T5 pode valer a pena esperar. A Fujifilm X-T4 chegou há mais de dois anos no início de 2020, mas continua sendo uma das melhores câmeras sem espelho e, a preços atuais, sem dúvida uma das melhores câmeras para iniciantes, para aqueles cujo orçamento é tão grande quanto suas ambições.

Mas quais são os últimos rumores da Fujifilm X-T5 prevendo e o que queremos ver da câmera? Respondemos a essas duas perguntas neste prático guia completo.

Data de lançamento e preço da Fujifilm X-T5

Provavelmente, a janela de lançamento será no início de 2023
Ainda não há rumores ou vazamentos de preços
O preço de lançamento da Fujifilm X-T4 foi de $ 1.699 / £ 1.549 / AU $ 2.999

Ainda não vimos nenhum grande vazamento sobre a data de lançamento ou preço do Fujifilm X-T5, mas algumas especulações informadas estão ajudando a preencher as lacunas.

No momento, a janela de lançamento mais provável parece ser o início de 2023. Existem algumas razões para isso. Em primeiro lugar, a Fujifilm já afirmou que sua próxima câmera será a Fujifilm X-H2 e que “informaremos os detalhes da X-H2 durante o próximo X Summit em setembro”. Isso deixaria pouco espaço para um anúncio do X-T5 após essa câmera em 2022.

Tambem como Rumores de Fuji (abre em nova aba) salientou, a empresa nunca lançou uma câmera entre novembro e dezembro. Portanto, um lançamento em algum momento do primeiro trimestre de 2023, talvez por volta do terceiro aniversário da Fujifilm X-T4, parece fazer mais sentido. Mas devemos enfatizar que, no momento, isso é pura especulação, e um lançamento conjunto com o X-H2 também não está completamente fora dos cartões.

(Crédito da imagem: Fujifilm)

Prever o preço da Fujifilm X-T5 é um pouco mais complicado do que nas versões anteriores. Isso ocorre porque a série X-H2 da Fujifilm (o X-H2S e o X-H2) introduziu dois novos sensores, e ainda não está completamente claro qual deles o X-T5 receberá (ou se poderia haver duas versões do Câmera). O cenário mais provável, baseado em um Rumores de Fuji fonte, é que a câmera terá o chip de 40MP não empilhado visto no próximo X-H2.

Os chips empilhados vêm com um prêmio consideravelmente superior (daí o preço de $ 2.499 / £ 2.499 / AU $ 4.449 da Fujifilm X-H2S), então isso ajudaria a manter o preço do X-T5 baixo em direção ao seu nível médio tradicional. Com isso em mente, achamos que um bom marcador geral para o Fujifilm X-T5 é o preço original do X-T4. Essa câmera chegou em 2020 por US $ 1.699 / £ 1.549 / AU $ 2.999 e esse continua sendo um preço popular para câmeras APS-C híbridas. A Canon, no entanto, aumentou a pressão sobre a X-T5 ao precificar a Canon EOS R7 por apenas US $ 1.499 / £ 1.349 / AU $ 2.349 (somente corpo).

Rumores e especificações da Fujifilm X-T5

Dica para ter novo sensor ‘não empilhado’ de 40MP APS-C X-Trans CMOS 5 HR
Ao contrário da série XH, espera-se que venha apenas em uma versão
Rumores sugerem que ele não terá um acessório opcional de aderência da bateria

O maior rumor da Fujifilm X-T5 até agora é que a câmera deverá ter o sensor APS-C X-Trans ‘não empilhado’ de 40MP que também estará na próxima Fujifilm X-H2.

O que significa ‘não empilhado’? Uma das maiores tendências recentes em câmeras sem espelho nos últimos anos foi a chegada de sensores ’empilhados’. Estes adicionam uma camada extra de DRAM ao próprio sensor (portanto, ’empilhados’), o que melhora drasticamente suas velocidades de leitura. Isso é útil para aumentar as velocidades de disparo contínuo de uma câmera e oferecer suporte a vídeo de alta resolução sem problemas como o obturador de rolamento.

A desvantagem desses sensores, vistos pela primeira vez no Sony A9 original e mais recentemente na Nikon Z9, Canon EOS R3 e Sony A1, é que eles são muito caros. Isso os torna totalmente inadequados para câmeras de médio porte, então não é surpresa que o Fujifilm X-T5 tenha sido derrubado por Rumores de Fuji (abre em nova aba) para ter um sensor padrão de 40MP não empilhado.

Uma captura de tela do sensor da câmera tirada durante o evento Fujifilm X Summit 2022

(Crédito da imagem: Fujifilm)

A X-T5 provavelmente não oferecerá a velocidade total da X-H2S para fotografar assuntos em movimento. Mas Fuji foi ansioso para hype (abre em nova aba) as outras características de seu sensor ‘HR’ (alta resolução) de 40MP em seu X Summit em maio, ou seja, que ele “vai além dos limites do formato para oferecer qualidade de imagem ultra-alta” e promete fornecer “detalhes finos surpreendentes”. agora, é claro, mas isso ajuda a explicar os tipos de fotografia em que seu novo sensor de 40MP (e talvez o X-T5) se destacará.

O que mais sabemos sobre a Fujifilm X-T5? Ao contrário da série X-H2, é provável que haja apenas uma versão do X-T5. Isso porque ao falar sobre seus dois novos sensores de quinta geração ao final do X Summit (abaixo), Fuji diz que “não há outra plataforma de câmera mais adequada para ter os dois do que a série ‘XH’”. Embora isso esteja certamente aberto à interpretação, sugere que apenas a série XH terá os dois sensores – e isso faria sentido, em nosso livro.

De acordo com um Rumores de Fuji (abre em nova aba) postado em 13 de julho, o X-T5 também pode ter uma configuração ISO básica mais baixa do que seu antecessor. Isso seria particularmente útil para fotógrafos de paisagem, pois ajuda a maximizar a faixa dinâmica em cenas de alto contraste, como nascer e pôr do sol. Ainda não está claro se será ou não tão baixo quanto a configuração ISO 64 da Nikon Z7 II, mas uma base de ISO 100 seria uma melhoria em relação à ISO 160 vista na Fujifilm X-H2S.

Um estranho rumor sobre a Fujifilm X-T5, novamente de Rumores de Fuji (abre em nova aba), é que aparentemente não terá nenhuma opção de acessório de aperto de bateria. Isso mesmo, se você gosta da opção de estender a vida útil da bateria da sua câmera para ‘todo o dia’ e dar-lhe um pouco mais de peso para lentes mais longas no processo, parece que suas únicas opções serão a série Fujifilm XH ou uma câmera XT mais antiga .

Esse boato sugere que a Fujifilm pode estar empurrando a série XT de volta para sua herança de médio alcance, após um breve flerte com o status de ‘flagship’ na ausência de uma nova câmera XH. Isso significa que o X-T5 pode ser menos atraente para fotógrafos de casamento ou atiradores híbridos, mas talvez uma ferramenta menor e mais refinada para fotógrafos de paisagem.

Projeto Fujifilm X-T5

Espera-se que fique com controles tradicionais baseados em mostradores em vez de PASM
Provavelmente será menor que o X-H2S com aderência mais rasa
Ainda não há vazamentos sobre EVF ou slots de cartão

Nos últimos anos, a Fujifilm arriscou perturbar sua base de fãs principal – que continuam fãs de seu sistema de controle tradicional baseado em mostradores – mudando alguns modelos para a configuração ‘PASM’ (Program, Aperture Priority, Shutter, Manual) mais usada. Câmeras com este último incluem a Fujifilm X-H2S, Fujifilm X-S10 e sua série GFX de formato médio.

Mas a Fujifilm foi rápida em minimizar qualquer preocupação de que o design PASM agora seja a norma para todas as suas câmeras. Durante um recente Podcast FujiCast (abre em nova aba), o gerente de marketing do grupo da Fujifilm, Andreas Georghiades, disse que “em resumo, não veremos o mostrador PASM aparecer em todos os outros modelos”. Ele acrescentou que “sempre dissemos que o XH tem uma mentalidade mais tradicional, mas haverá câmeras de discagem mais tradicionais e clássicas saindo”.

A câmera Fujifilm X-T4 em um fundo cinza

(Crédito da imagem: Fujifilm)

De acordo com os últimos rumores, uma dessas câmeras provavelmente será a Fujifilm X-T5. A série XT sempre teve mostradores separados para ISO e velocidade do obturador, com a maioria das lentes da Fujifilm com anéis de abertura para controlar essa terceira parte do triângulo de exposição. E esse provavelmente continuará sendo o caso do sucessor do X-T4, já que é uma marca registrada dessa série de médio porte.

Isso significa que também é razoável esperar que o X-T5 não venha com o LCD de placa superior visto no X-H2S (dado que não haveria espaço para isso e um dial ISO), ou talvez a profundidade da câmera principal firmeza. Dado que a X-T5 provavelmente será uma câmera de médio porte, podemos esperar um corpo menor e mais compacto que a série XH. Mas o que mais você quer ver na câmera? Aqui estão algumas coisas em nossa lista de desejos.

Fujifilm X-T5: o que queremos ver

1. O mesmo visor que o X-H2S

O visor da câmera Fujifilm X-H2S

(Crédito da imagem: Fujifilm)

Durante nossa análise prática da Fujifilm X-H2S, descobrimos que seu novo visor OLED de 5,76 milhões de pontos é uma das maiores atualizações de qualidade de vida de outras câmeras Fujifilm. Na verdade, dissemos que seria “difícil voltar” aos EVFs no restante da série X.

A X-T5 poderia oferecer a mesma experiência no visor? Atualmente, não há rumores, mas suspeitamos que possa ser um passo longe demais para a câmera de médio alcance. Nosso dinheiro estaria em uma versão atualizada do visor OLED de 3,69 milhões de pontos visto no Fujifilm X-T4, mas esperamos ser agradavelmente surpreendidos.

2. Uma tela sensível ao toque inclinável

A tela basculante traseira da câmera Fujifilm X-T30 II

(Crédito da imagem: Fujifilm)

Este é um pouco controverso, já que a maioria das câmeras agora possui telas sensíveis ao toque totalmente articuladas que giram para a frente para filmadores de vídeo. Mas agora que a série X-H2 chegou aos fotógrafos híbridos, gostaríamos de ver a Fujifilm devolver o X-T5 à tela inclinável mais amigável para fotógrafos.

É tudo preferência pessoal, é claro, mas o argumento de muitos fotógrafos é que uma tela de inclinação é melhor para tirar fotos de ângulos baixos e altos, porque permite que você fique alinhado com a lente (e seu assunto). As telas articuladas, por sua vez, precisam ser viradas para o lado, o que é mais complicado e demora um pouco mais. Como alternativa, ficaríamos felizes em ver o retorno da tela do X-T100, que estava perto de oferecer o melhor dos dois mundos.

3. Foco automático de rastreamento de assunto aprimorado

Um ciclista sendo rastreado pelo quadrado de foco automático de rastreamento de uma câmera

(Crédito da imagem: Fujifilm)

Sem o sensor empilhado do Fujifilm X-H2S, parece improvável que um X-T5 de médio alcance possa oferecer o mesmo nível impressionante de desempenho de foco automático visto no carro-chefe da Fuji. Mas se, como esperado, emparelhar o novo X-Processor 5 com esse novo sensor de 40MP, podemos esperar uma melhoria de AF bastante grande do X-T4.

Além do rastreamento usual para rostos e olhos humanos, o X-H2S pode rastrear animais, pássaros, carros, motocicletas, bicicletas, aviões e trens. Com facilidade, esses modos AF também funcionam ao gravar vídeo, por isso esperamos versatilidade semelhante (se talvez não a mesma aderência) no X-T5.

4. Ranhuras duplas para cartão SD

Os slots de cartão em uma câmera Fujifilm X-T4

(Crédito da imagem: Fujifilm)

Sim, o slot CFexpress visto no Fujifilm X-H2S é ideal para seus modos de disparo de ponta e recursos de vídeo de ponta, como gravação no Apple ProRes, mas é um exagero para uma câmera de médio alcance como a Fujifilm X-T5.

Ter dois slots de cartão SD UHS-II, como no X-T4, é uma configuração mais simples para criar backups sem complicações do seu cartão principal e ajudará a manter o custo da câmera (e comprar novos cartões) em níveis mais razoáveis .

Author: Brandon Torres